Guarú




Nome Popular: Guarú
Nome Científico: Poecilia vivipara
Família: Poecilídeos
Habitat: Brasil
pH: 6.6 a 7.6
Temperatura: 22º a 28ºC
Dureza: --
Tamanho Máximo: 7.0cm
Sociabilidade: Grupo
Agressividade: Pacífico
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Superfície
Aquário Mínimo: 40L
Alimentação: Onívoro. Rações em flocos, Spirulina e alimentos vivos
Características Conhecido como Lebiste Selvagem ou simplesmente Guarú, é encontrado praticamente no Brasil inteiro, desde aquele laguinho no meio do mato até rios maiores. Muitas vezes não possuem padrão de cor definido, sendo comum encontrá-los nas cores verde, azul, laranja e vermelho e não raramente, todas as cores no mesmo peixe. Este peixe foi espalhado no Brasil inteiro como forma de combate a larvas do mosquito transmissor da dengue, por ser um peixe muito resistente suportando água poluída e com baixo teor de oxigênio. Atualmente é muito comum encontrar variedades híbridas devido o cruzamento entre a variedade selvagem e de cativeiro.
Reprodução: Vivíparo. As fêmeas são de um tom verde-oliva e bem maiores do que os machos. A reprodução, como em qualquer poecilídeo ocorre com relativa facilidade. A fecundação da fêmea é interna, onde o macho fertiliza a fêmea através de sua nadadeira anal modificada (gonopódio). A gestação dura entre 28 a 40 dias, quando os filhotes serão expelidos pela fêmea, nascendo totalmente formados. Uma curiosidade é que fêmeas selvagens se inseridas com machos domésticos e selvagens misturados, irão recusar os machos selvagens. Isso é possível devido o macho doméstico possuir coloração mais forte que o selvagem.

Share this


2 Comments
avatar

Eu tenho um achei numa poça quase secando na beira do Rio Paraíba do Sul. tava ele um maco menor e uma femea de uns 6 cm o macho menor morreu antes de chegar em casa e a femea no outro dia. O meu se chama Diamante e eu crio guppys e molinesias 1 mês depois que ele chegou ele ficava tentando cruzar com a minha guppys chamada Esmeralda ela tinha dado cria 2 meses antes dele chegar ai eu coloquei machos domésticos com cores bem fortes e ela nem quis mais saber dele!!!

Reply
avatar

Esses peixes tem em media quantos alevinos??

Reply

Total de Visitas

Marcos Esteves. Tecnologia do Blogger.

Seguidores