Copella


Nome Popular: Copella/Copeina; Piratantã
Nome Científico: Copella arnoldi
Família: Lebiasinidae
Habitat: América do Sul; Guiana Francesa e
pH: 6.0 a 7.0
Temperatura: 24º a 29ºC
Dureza: 3 a 12 dH
Tamanho Máximo: 6cm
Sociabilidade: Grupo
Agressividade: Pacífico
Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Meio / Superfície
Aquário Mínimo: 60L
Alimentação: Onívoro. Se alimentam de pequenos vermes, crustáceos e insetos. Aceitam ração em flocos para peixes tropicais.
Características Trata-se de um pequeno caracídeo amazônico com características únicas, sendo o único peixe dulcícola a depositar seus ovos fora d´água. Vive de 2 a 4 anos. Possui o hábito de pular fora da água, sendo indicado manter o aquário com tampas.
Reprodução: O dimorfismo é fácil de ser obtido: o macho apresenta uma mancha branca na nadadeira dorsal e possui coloração preta intensa na nadadeira causal e dorsal, estas mais pontudas que das fêmeas. A reprodução deste peixe é um tanto diferente dos demais. O casal dará diversos pulos para fora da água, enroscando seus corpos, onde a cada salto a fêmea colocará seus ovos em uma folha emersa ou mesmo na tampa, sendo fecundados em seqüência pelo macho. Após a postura dos ovos, o macho ficará sacudindo sua cauda para molhar os ovos. Após 36h ou pouco mais, os alevinos eclodirão, até caírem na água. Este processo de reprodução é uma das formas do casal evitar que os ovos sejam devorados por outros peixes. Os pais costumam cuidar dos filhotes, embora pais inexperientes possam comer as primeiras desovas.

Share this


1 Comment
avatar

Só para completar a informação, o peixe da foto é uma Copella nattereri. A Copella arnoldi não apresenta as pintas e tem uma coloração tendendo ao vermelho.
Existe, ainda a Copella nigrofasciata que apresenta duas grandes faixas amarronzadas intercaladas por duas faixas finas branco/prateadas. Já vi uma outra variação totalmente vermelha, mas não consegui identificar-la. Era chamada de Copella arnoldi, mas achewi muito diferente umas das outras. Outra característica interessante desse peixe é que apresentam coloração (spot) nas barbatanas laterais em azul, branco e vermelho dependendo de qual subespécie.

Reply

Total de Visitas

Marcos Esteves. Tecnologia do Blogger.

Seguidores